quarta-feira, 29 de abril de 2009

ADMINISTRADORES DE SÃO MIGUEL-RN, DE 1750 A 1928

CONFORME CONSTA EM DOCUMENTOS DO INÍCIO DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO MIGUEL, FORAM SEUS CHEFES DE 1750 A 1928, AS SEGUINTES PERSONALIDADES:

FOTOS: JAIR A. CORDEIRO

MANOEL JOSÉ DE CARVALHO



1 - 1750 a 1803 - MANOEL JOSÉ DE CARVALHO - PORTUGUÊS fundador de SÃO MIGUEL que ficou à frente de seus destinos no período de 52 anos prestados honrosamente a seus habitantes.



JOSÉ ANTONIO DE CARVALHO


2 - 1803 a 1846 - JOSÉ ANTONIO DE CARVALHO - filho do português, sucessor do seu pai à frente dos destinos do município, no período de 43 anos de serviços prestados com esforço e trabalho pela causa de sua terra e sua gente. após o falecimento do senhor Manoel José de carvalho, o seu governo tornou-se mais austero, ver-se que foi registrado vários incidentes de grande monta, no povoado. era descendente da família portuguesa.


PADRE COSME LEITE DA SILVA


3 - 1847 A 1909 - PADRE COSME LEITE DA SILVA –

vigário e capelão da vila de São Miguel, recebia a incumbência após a ordenação em Olinda - Pernambuco, no ano de 1846. no governo de sua terra, com amor filial no período de 62 anos, foi uma administração que deixou o marco de honestidade, bondade e veneração para com seus paroquianos queridos, sendo pastor das almas a quem dedicou todo seu paroquiano. seus pais eram netos pelo lado paterno e materno.

 



JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE

De 01 de janeiro de 1910 até  26 de maio de 1928, foi eleito várias vezes, presidente da Intendência Municipal de São Miguel. Na época o período do governo dos municípios potiguares eram biênio, ou seja de dois anos


4 - 1910 a 1928 - JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE

O grande animador da região o Sr. João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, nascido no dia 18 de abril de 1854 tornou-se líder do povoado. Destacou-se como agricultor e negociante, fez carreira na vida pública onde alcançou ampla popularidade. O título de Coronel da Guarda Municipal foi conferido como cortesia pelo seu destaque no povoado. De 1911 a 1913 João Pessoa foi Presidente da Intendência, deputado nas Constituintes de 1915 a 1926 e coordenou a defesa local contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.

- JOÃO LEITE, como era  mais conhecido, sendo sobrinho e amigo do padre COSME LEITE DA SILVA pelo lado paterno. após o falecimento do Padre Cosme, João Leite assumia a chefia política. no período de 1910 a 1924 desempenhava suas atividades de chefe. chegou a ser deputado estadual, recebeu ainda o título de coronel pelos serviços prestados.

Seu governo foi bem agitado, enfrentou os revoltosos em 1926 e outros problemas difíceis do então município na época



JOSÉ AUGUSTO PESSOA


5 -26/05/1928 A 31/12/1928 - JOSÉ AUGUSTO PESSOA - o falecimento do senhor coronel JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE, assumiu provisoriamente a chefia do município como presidente da Intendência Municipal de São Miguel-RN. seu governo durou até a revolução de 31 de dezembro de 1928, deixou na prefeitura lei que foi regida até pouco tempo, o código de postura e regimento do município. sendo seu governo no período de dois anos e meses.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

JOSÉ AUGUSTO PESSOA



PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL DE SÃO MIGUEL-RN

JOSÉ AUGUSTO PESSOA

 

em 02 de setembro de 1928, houve eleições em todo os municípios do Estado do Rio Grande para a escolha dos primeiros prefeitos constitucionais, cargo criado com a reforma da Constituição de 24 de agosto de 1924. Em São Miguel  foi eleito pelo voto popular , o senhor  JOSÉ AUGUSTO, primeiro prefeito de São Miguel., tomou posse em 01 de janeiro de 1929 e governou até  06 de outubro de 1930, quando  foi extinto o cargo de prefeito, pela Junta Governativa do Estado, começando assim no Rio Grande do Norte, com os administradores eram nomeados pelo Interventor Federal – IRINEU JOFFILY,  natural de Campina Grande-PB, nascido em 14 de setembro de 1896 e faleceu em Brasília-DF, em 1964


segunda-feira, 13 de abril de 2009

LEI ELEVANDO À CATEGORIA DE VILA A POVOAÇÃO DE SÃO MIGUEL DE PAU DOS FERROS



LEI PROVINCIAL  Nº 776,DE 11 DE DEZEMBRO DE 1876

 

ANTÔNIO DOS PASSOS MIRANDA, bacharel formado em sciencias jurídicas e sociaes pela Faculdade de Direito do Recife, e presidente da província do Rio Grande do Norte, por S. M. o Imperador a quem Deus Guarde etc. 

 

Faço saber a todos os seus habitantes que a assembléa legislativa provincial decretou e eu sancionei a lei seguinte: 

 

Art. único. Fica elevada á cathegoria de villa povoação de São Miguel do município de Páo dos Ferros com a mesma denominação, e tendo o seu município por limites os da actual freguezia daquelle nome; revogadas as disposições em contrario. 

 

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e fação cumprir tão inteiramente como nella se contem. O secretario da província a faça imprimir, publicar e correr.

 

Palácio da presidência do Rio Grande do Norte, em 11 de Dezembro de 1876, quinquagésimo quinto da Independência e do Império. 

L. S. 

 

ANTONIO DOS PASSOS MIRANDA. 

 

 

Lei pela qual V. Ex. manda executar o decreto da assembléa legislativa provincial, elevando á cathegoria de villa a povoação de São Miguel do município de Páo dos Ferros com a mesma denominação, e tendo o seu município por limites os da actual freguezia daquelle mesmo nome, como acima se declara. 

 

Para V. Ex. ver, 

Manoel Pereira de Azevedo a fez. 

 

Sellada e publicada nesta secretaria da presidência do Rio Grande do Norte, em 11 de Dezembro de 1876. - No impedimento do secretario, o chefe de secção, Francisco Gomes da Rocha Fagundes. 

Registrada no livro competente. Secretaria da presidência do Rio Grande do Norte, 17 de Janeiro de 1877 - Servindo de chefe de seccção, o escripturario, Manoel Pereira de Azevedo. 

 

 

FONTE: COLLEÇÃO DE LEIS PROVINCIAES DO RIO GRANDE DO NORTE(RN) - 1896 A 1887 – 


Visualizar

Minha lista de blogs